17/01/2023

Pesquisa - Segunda Revisão Abrangente da IFRS para PME

Introdução

International Accounting Standards Board (IASB) está realizando uma Revisão Abrangente da IFRS para Pequenas e Médias Empresas (PME). Para reunir diferentes pontos de vista sobre esta revisão, o IASB publicou uma minuta para discussão: Terceira Edição da IFRS para PME, em setembro de 2022. O IASB considerará todas as respostas recebidas até 7 de março de 2023. A norma internacional foi recepcionada no Brasil pelo CPC PME e pela NBC TG 1000 (emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade).

Pesquisa das partes interessadas

As definições das normas para PME são acompanhadas de discussão entre simplificação em comparação às normas IFRS completas e qualidade das informações contábeis, fato que nem sempre é conciliável, sempre considerando características inerentes às empresas de menor porte, como menor estrutura de controle e número reduzido de sócios. Nesse sentido, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) apresenta a presente pesquisa para fornecer um embasamento em alguns dos temas para suas respostas ao IASB.

Data limite

As respostas obtidas em português serão compiladas e discutidas para a versão final da carta comentário ao IASB, dessa forma, para essa pesquisa serão consideradas todas as respostas recebidas até 31 de janeiro de 2023.

 

Link para pesquisa:

https://forms.gle/agiD1Fh66DH4mMP59