Composição

COORDENADORIA DE OPERAÇÕES

Zulmir Ivanio Breda

Zulmir Ivanio Breda

Coordenador (CFC)

 
Mandato no CBPS: 22/09/2022 – 22/09/2024
  • Contador; especialista em contabilidade, auditoria e finanças governamentais; e mestre em administração pública.
  • Membro do Conselho Consultivo do Conselho Federal de Contabilidade.
  • Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
  • Membro do Comitê Gestor da Convergência no Brasil.
  • Membro da Rede Governança Brasil - RGB.
  • Membro do Comitê de Auditoria da Portos RS – Autoridade Portuária do Rio Grande do Sul.
  • ExPresidente do Conselho Federal de Contabilidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Possui experiência profissional na área governamental onde atuou por mais de trinta no âmbito estadual, municipal e federal.
  • ExSecretário-Geral de Governo-Adjunto do Estado do Rio Grande do Sul.
  • ExSecretário-Adjunto da Fazenda do Município de Porto Alegre.
  • Autor de diversos artigos para periódicos da área contábil.
  • Palestrante em diversos eventos da classe contábil, no Brasil e Exterior.
Onara Oliveira de Lima

Onara Oliveira de Lima

Vice-coordenadora (Abrasca)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 – 22/09/2024

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade do Vale do Paraíba, em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista, com especialização em Gestão de Pessoas (ênfase em liderança organizacional) pela FIA e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Curso ESG: Como Repensar e Inovar os Negócios pelo IBGC, Sustainable Business Strategy  - Harvard Business School  e Programa Avançado em ESG na Saint Paul. Atua há 19 anos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, durante esse período, trabalhou em empresas como Gerdau, Suzano, Ambipar e atualmente está a frente da área de Sustentabilidade ESG do Grupo CCR.

COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Haroldo Reginaldo Levy Neto

Haroldo Reginaldo Levy Neto

Coordenador (APIMEC Brasil)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 a 22/09/2026
  • Certificado de Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal – IBGC.
  • CNPI – Certificado Nacional de Profissionais de Investimento – APIMEC Brasil.
  • Coordenador de Relações Institucionais – CBPS.
  • Diretor Técnico, Coordenador da Comissão de Demonstrações Contábeis e Membro do Comitê ESG – APIMEC Brasil.
  • Criador e Membro das Comissões da APIMEC Brasil: Mercado de Capitais; Sustentabilidade; Valuation; Economia e Reforma Tributária.
  • Coordenador GT Comunicação FACPCS.
  • Membro do GT para a criação do CBPS - FACPCS
  • Membro da CBARI / IIRC de 2012 a 2019 e desde 08/2021.
  • Membro do GT LSA – IBGC.
  • Coordenador Geral do Seminário Internacional CPC anual, desde 2004.
  • Criador e Coordenador do CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado de 2005 a 2020.
  • Coordenador do GE Notas Explicativas (CODIM/CPC) que deu origem ao OCPC 07.
  • Um dos criadores e Vice-Coordenador de Relações Institucionais - CPC de 2006 a 2014.
  • Um dos criadores, estruturador e Diretor Administrativo e de Relações Institucionais - FACPC de 2010 a 2013.
  • Medalha Ernani Calbucci da Ordem do Mérito Contábil – CRC-SP e os Prêmios “Analista de Valores Mobiliários” pela APIMEC-SP e pela APIMEC NACIONAL.
Walner Alves Cunha Junior

Walner Alves Cunha Junior

(ABRASCA)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 a 22/09/2026

Representante da ABRASCA no Comitê. Walner Júnior é advogado, Diretor Jurídico Global da Suzano S.A. Especialista em contratos e societário no Brasil e com LL.M na University of California em International Commercial Law. Sólida experiência em M&A e mercado de capitais, incluindo transações ESG. Desenvolve e aplica um modelo de atuação pautada na sustentabilidade. Leciona a aula de ESG no curso de Gestão de Departamentos Jurídicos do Insper.

COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leandro Mauro Ardito

Leandro Mauro Ardito

Coordenador (Ibracon)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 a 22/09/2026

Leandro Ardito é Coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) e sócio de auditoria da PwC, com mais de 30 anos de experiência profissional. Líder técnico da PwC Brasil para temas de IFRS e membro da liderança do grupo técnico global da PwC, também lidera as áreas de Sustentabilidade Corporativa e Net Zero da PwC Brasil. Membro do Comitê de Governança do Pacto Global da ONU no Brasil, é bacharel em Ciências Contábeis e auditor registrado na CVM, Certified Public Accountant (US CPA) e tem Diploma in International Financial Reporting (DipIFR) pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA).

Vania Maria da Costa Borgerth

Vania Maria da Costa Borgerth

Vice-coordenadora (CFC)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 a 22/09/2026
  • Sustainability Standards Advisory Forum – SSAF.
  • International Foundation for Valuing Impacts – IFVI (Harvard Business School).
  • Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade – CBPS.
  • Banco Santander Brasil.
  • IESBA – International Ethics Board for Accountants.
  • IRCC – (Integrated Reporting Connectivity Council – ex-IIRC).

COORDENADORIA TÉCNICA

Eduardo Flores

Eduardo Flores

Coordenador (FIPECAFI)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 – 22/09/2026

Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Coordenador Técnico do CBPS. Membro do Advisory Council of IFRS Foundation. Doutor e Pós-Doutor em Contabilidade e Pós-Doutor em Finanças. Contador e Bacharel em Atuária.

Danielle de Freitas Torres

Danielle de Freitas Torres

Vice-coordenadora (Ibracon)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 – 22/09/2024

Danielle Torres - trans-feminina - é Sócia de Práticas Profissionais na KPMG no Brasil, e é experiente em contabilidade, auditoria, ciência de dados e inteligência artificial. Sua indústria de especialização é a de seguros. Danielle é líder do Segmento de Seguros – IFRS para as Américas e membro votante do Tópico Técnico Global de Contratos de Seguros da KPMG, coordenado em Londres. Ao longo de sua carreira atuou em diferentes localidades onde se destacam São Paulo e Nova York. Danielle é contadora, administradora, pós-graduada em Negócios, Filosofia e Direitos Humanos, Tecnologia e mestranda em Analytics pelo Georgia Institute of Techonology. Em 2021 e 2022 Danielle Torres foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina na lista da Bloomberg por sua atuação no setor de finanças.

MEMBROS EFETIVOS

César Tarabay Sanches

César Tarabay Sanches

(B3)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 – 22/09/2026

Cesar Sanches é Superintendente de Sustentabilidade da B3, a Bolsa do Brasil. Lidera uma série de projetos e iniciativas para promover as melhores práticas ESG, investimento sustentável, educação, reporte de práticas ESG, bem como desenvolver soluções inovadoras de análise de dados, processamento de linguagem natural e machine learning, apoiando o desenvolvimento de produtos financeiros e índices inovadores, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial B3 (ISE B3), o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3), o Índice de Governança Corporativa Novo Mercado (IGC-NM B3), Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3), o índice S&P/B3 Brasil ESG e o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX). Cesar é PhD em engenharia pela Universidade de São Paulo, tem mestrado em Economia pela Universidade de Aberdeen e concluiu o curso de Gestão de Sustentabilidade Empresarial do Instituto de Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge (CISL). Também trabalhou em grandes projetos de infraestrutura em todo o mundo, enquanto vivia na Escócia, Reino Unido.

Fábio Coelho

Fábio Coelho

(AMEC)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 – 22/09/2026

Fábio Coelho é Presidente da Amec - Associação de Investidores no Mercado de Capitais e Professor da FGV. Foi Presidente da Previc, o regulador de fundos de pensão no Ministério da Economia. É servidor de carreira do Banco Central do Brasil (BCB) licenciado. Coelho é Engenheiro Civil, mestre em Administração e Doutor em Economia.

 
Fernando Dal-Ri Murcia

Fernando Dal-Ri Murcia

(FIPECAFI)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 – 22/09/2024

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Professor Convidado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FDUSP). Diretor de Pesquisas da FIPECAFI. Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Business Management (Administração) pela Webber International University (EUA), em Contabilidade pela Universidade do Vale do Itajaí e em Direito pela Universidade Paulista. Possui cursos de formação complementar na Harvard Business School, no IBGC e na B3. Consultor, Parecerista e Membro de Comitês de Auditoria e Conselhos Fiscais de companhias abertas e fundos de pensão. 

Roberto Sousa Gonzales

Roberto Sousa Gonzales

(APIMEC Brasil)

 
Mandato no CBPS:
22/09/2022 – 22/09/2024

Administrador com pós-graduação em Mercado de Capitais na USP, membro dos conselhos das empresas: MCM Corporate, Reviq Parts é membro do Comitê de Auditoria e Ética da Grupo Empresarial Empório Saúde, Governance Officer da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em caráter pro bono é conselheiro nas entidades: CDP Latin American e Centro Español y Repatriación de Santos, bem como Secretário do Jabaquara Atlético Clube. Co-autor nos livros “Ética na vida das empresas, depoimentos e experiências” e “Sucessão na empresa familiar: Conflitos e Soluções” e autor do livro “Governança Corporativa – o poder de transformação das empresas”. Foi o coordenador do primeiro evento sobre Sustentabilidade na análise Fundamentalista em 2001 na regional SP da Apimec, na época ABAMEC. Foi membro do conselho do Fundo Ethical - o primeiro fundo de renda variável do Brasil com critérios de Sustentabilidade e Governança, hoje conhecido como ESG - de 2006 a 2021. Foi o primeiro Diretor de Governança e Sustentabilidade da Apimec Nacional, Defendeu em artigos e eventos em 2007 a integração das informações Socioambientais com a econômico-financeiras-contábeis. Em 2001 recebeu o prêmio destaque do mercado de capitais na categoria Analista de Valores Mobiliários, conferido pelo voto direto dos analistas da regional SP da Apimec, por trazer a discussão de levar em consideração os fatores socioambientais s na análise fundamentalista e em 2004 o Prêmio Abamec Nacional, também pelo voto dos analistas, desta vez de todo o Brasil, por criar os primeiros indicadores para a análise fundamentalista com sustentabilidade.