8ª Reunião do CBPS

SUMÁRIO EXECUTIVO

8ª Reunião do CBPS realizada em 14 de junho de 2023.
 
  1. Aprovada a ata da 7ª da reunião realizada no mês de maio de 2023.
  2. Ratificado, pelo CBPS, o convite dirigido à Vice-Coordenadora de Relações Internacionais, Vania Borgerth, para representar o CBPS na reunião do ISAR, que acontecerá em Abu Dhabi, de 16 a 20 de outubro próximo, conjugado com o World Investment Fórum.  Vania participará também da reunião do SSAF, que irá ocorrer em Frankfurt, no dia 23 de outubro.
  3. Aprovada a carta-solicitação formulada pela FIPECAFI, para alterar o tempo de mandato dos seus representantes no CBPS, propondo que o mandato de Eduardo Flores passe a ser de 4 anos e o mandato de Fernando Dal-Ri Murcia para 2 anos. No início da gestão do CBPS, a indicação do tempo de mandato ocorreu de forma inversa, ou seja, a representação de Eduardo Flores seria por dois anos e a representação de Fernando Dal-Ri Murcia seria de 4 anos.
  4. O Coordenador de Relações Institucionais e Governamentais do IBGC, Renan Perondi, procedeu à explanação do Projeto de Lei 588/2020, que altera a Lei 6.404, de dezembro de 1976, que determina que o relatório anual inclua estimativa de emissões de gases do efeito estufa. O projeto passou por dois relatores e em 2023 a relatora, deputada Antônia Lucia, elaborou parecer favorável à proposta da CMADIS, que segue para votação. O projeto foi retirado de pauta por incidência da CNI, para recolher mais elementos.
  5. Aprovado o convite dirigido à Conferderação Nacional de Seguradoras (CNseg), para integrar o CBPS como entidade convidada, com a possibilidade de indicar representante para compor o GT Seguros, a ser criado.
  6. A Gerente Geral das Comissões Técnicas da ABRASCA, Fernanda Claudino, apresentou os pontos relevantes do Fórum ESG Investidor & Empresa, realizados pela Abrasca, Amec e B3. 
  7. O Coordenador Técnico, Eduardo Flores, informou que os Grupos de Trabalho de Água e Energia, coordenado por Edilson Paulo; Instituições Financeiras, coordenado por Fernando Murcia e Saúde, coordenado por Roberto Gonzales, já estão formados e aptos a iniciarem os trabalhos. Eduardo Flores colocou-se à disposição para participar da primeira reunião dos grupos para explicar a taxonomia das normas. 
  8. O Coordenador Técnico, Eduardo Flores, transmitiu informações sobre o Projeto Educacional do GT Educação e informou que está agendada reunião (20/6) com a participação do professor Fabricio Soler, para o para dar andamento ao projeto. 
  9. A Vice-Coordenadora de Relações Internacionais, Vânia Borgerth, Vania elencou as reuniões e demais participações (presenciais e híbridas) ocorridas no período: (IFVI); IESBA, IPSASB, ISAR, CBARI/IRCC e SSAF(ISSB) e transmitiu informações importantes sobre as atividades desenvolvidas pelas referidas organizações. Apresentou também a agenda de atividades para ao segundo semestre deste ano. Vania informou que foi aprovado o nome de Onara Oliveria de Lima, Vice- Coordenadora de Operações do CBPS, para compor o SRG Sutainability Reference Group. 
  10. Por decisão do colegiado, a análise da minuta de sugestão de mudança na legislação para introduzir o CBPS foi postergada para a próxima reunião, com a recomendação de realizar uma consulta prévia aos representantes de outras entidades, com o objetivo de para ampliar os entendimentos. 
  11. O Coordenador de Relações Institucionais, Haroldo Levy Neto e o Coordenador de Operações, Zulmir Breda, apresentaram sugestões para a agenda de visitas ao Governo Federal, Legislativo e Agências Reguladoras. As visitas estão previstas para a segunda quinzena do mês de julho. 
  12. Foi postergada para a próxima reunião a apresentação da proposta de funding para o CBPS. O colegiado sugeriu reconectar o grupo consultivo da FACPCS para uma análise mais detalhada do assunto. 
  13. O Coordenador de Relações Institucionais, Haroldo Levy, transmitiu informações atualizadas sobre o Projeto de Comunicação FACPCS e sobre a organização do XX Seminário Internacional FACPCPS.