12/04/2023

Coordenador Técnico do CBPS, Eduardo Flores participou do IFRS Advisory Council meeting

Flores fez um breve detalhamento das reuniões do IFRS Advisory Council (AC) da IFRS Foundation, ocorridas nos dias 4 e 5 de abril de 2023, em Londres.

Dos pontos relativos ao ISSB ele compartilhou alguns comentários e percepções:
(i) Aspectos comportamentais: foi a primeira vez que tivemos uma expressiva participação dos Board Members do ISSB na reunião do AC. Geralmente quem participa são só os membros do IASB. Isso mostra que o pessoal já está jogando e interagindo com o AC para buscar suporte relativo aos temas do ISSB.
(ii) Suporte às iniciativas do ISSB - por falar em suporte e engajamento com as iniciativas do ISSB, tivemos um painel voltado a como os membros do ecossistema da IFRS Foundation podem ajudar na ampliação e aceitação das normas do ISSB. Tive a oportunidade de ser o chair de um dos grupos e na breakout session ficou muito claro que: (a) o engajamento e o diálogo com os reguladores de mercados de crédito e de capitais ao redor do globo é vital para iniciativa. (b) as normas do ISSB não podem se restringir ao foco de cias de capital aberto, mas também devem buscar de algum modo capturar empresas de capital fechado, family firms e pequenas empresas, (c) o mercado bancário pode ser um forte aliado à medida que para conceder créditos precisa de informações e os relatórios de sustentabilidade podem se enquadrar nesse contexto, portanto, haveria uma retroalimentação, e (d) há a necessidade de se engajar os investidores e usuários das informações corporativas.
(iii) Agenda Consultation do ISSB - provavelmente o ISSB colocará uma agenda consultation na praça nos próximos meses. Isso é absolutamente relevante para nós, à medida que alguns pleitos caros ao Brasil, como, por exemplo, a emissão de normas relativas a aspectos sociais e de governança, poderão ser indicados nessa ocasião.
(iv) A busca pela conectividade entre o ISSB e o IASB - foi inserida na pauta a demonstração dos esforços que têm sido empregados para conectar de uma forma melhor as iniciativas de ambos os boards, incluindo, relevantes iniciativas técnicas. Algumas normas do IASB, como, por exemplo, a Estrutura Conceitual, o IAS 37, dentre outros, vêm sendo analisados à luz das terminologias do ISSB, respectivamente o S1 e o S2. Isso poderá, no futuro, nos levar mais próximos ao conceito de one report.
(v) Por fim, mas não menos importante, foi discutido um pouco sobre o futuro da Estrutura Conceitual do Relato Integrado. Essa discussão surgiu no contexto da conectividade, em especial tem um grupo de trabalho que está estudando as proximidades e disparidades do framework do IR com o management comentary do IASB. Essa seção foi muito boa para compartilhar a experiência do Brasil, sobretudo, de ter adotado o Relato Integrado em algum âmbito normativo, o que daria ensejos para que as normas do ISSB possam ser adotadas de uma forma menos tensionada. Adicionalmente, o framework do relato integrado leva uma vantagem em relação ao management comentary, porque já foi testado ao longo dos anos e indica que há forte associação entre a sua emissão e a redução de custo de capital, melhoria na previsão dos analistas etc.

Confira a agenda do IFRS Advisory Council: IFRS - IFRS Advisory Council