24/07/2023
CBPS participa do SSAF - Sustainability Standards Advisory Forum
Vania Borgerth, Vice-Coordenadora de Relações Internacionais do CBPS participou de reunião do SSAF
Em 24 de julho de 2023, Vania Borgerth, Vice-Coordenadora de Relações Internacionais do CBPS participou de reunião do
Sustainability Standards Advisory Forum e relata os temas discutidos:
1. IFRS S1 e IFRS 2. Lançamento vem sendo muito bem recebido globalmente. Ajudar na implantação é prioritário para o ISSB. Junto com as normas está sendo disponibilizado material de apoio como
Basis for Conclusion, Implementation Guide e
Aplication Guide. Material educacional também está sob elaboração. Será criado um Grupo de Transição (TIR).
2. O ISSB está com um projeto de adaptação do SASB para uso global. A metodologia aplicada esteve sob audiência pública até 09 de agosto. Ressaltando, o que estava sob consulta era a metodologia, com o objetivo de identificar eventuais fatal-flaws, e não o conteúdo. Por essa metodologia se identifica os pontos do SASB que têm aplicação internacional, logo passíveis de serem aplicados globalmente. O restante são os pontos de aplicação jurisdicional. Estes foram substituídos, quando possível, ou removidos a fim de garantir ausência de viés regional.
3. A Vice-Coordenadora ressaltou a necessidade de se concluir o processo de autorização da tradução oficial do IFRS S1 e IFRS S2. O ISSB entende a relevância do pedido e espera-se que a referida autorização seja concedida em breve.
4. O ISSB comentou que no dia 27 de julho entraria em consulta pública a proposta de taxonomia digital, com prazo de resposta de 60 dias- a ideia é que após o resultado da consulta pública, a taxonomia se torne oficial a fim de ser aplicada junto com os próprios IFRS S1 e IFRS S2, em janeiro de 2024.
5. Com relação à consulta pública a respeito da agenda ISSB, aberta até 01 de setembro, a Vice-Coordenadora aproveitou a reunião do SSAF para ressaltar a importância da Interconectividade entre IASB e ISSB, mas também com os outros
standards setters como IAASB e IESBA. A representante do CBPS apontou, ainda, o potencial de confusão ao se separar Capital Humano de Direitos Humanos (fato endossado por alguns participantes do SSAF).